Hovermed

 

Medicina do Trabalho

A HOVERMED é uma empresa especializada em Medicina e Segurança do Trabalho, que presta a seus clientes serviços com qualidade e eficiência. As rotinas de gestão são totalmente informatizadas para garantir que a documentação e os exames médicos de admissão, demissão, periódico, mudança de função e retorno ao trabalho, estejam sempre em ordem e atualizados. Nossa equipe é formada por Médicos do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho e Técnicos em Segurança do Trabalho e Engenheiro do Trabalho que juntos trabalham pela segurança dos seus funcionários. A HOVERMED conta com uma estrutura especializada em Medicina Ocupacional há mais de 20 anos, tendo como objetivo assessorar a sua empresa no atendimento as obrigações legais.

A missão da Hovermed

Desenvolver esforços na defesa da Saúde e Segurança daqueles que participam dos processos produtivos, para garantir a efetiva capacidade de trabalho do profissional e satisfação do cliente final. Para preservar a Saúde dos futuros contratados e dos colaboradores da empresa, é necessário a elaboração e implementação de um programa eficaz de gerenciamento da Saúde Ocupacional. Uma forma segura de zelar, monitorar e controlar. Conte com a Hovermed para isso!

Nossa Visão

Prestar aos seus clientes, serviços de qualidade e eficiência. As rotinas de gestão são totalmente informatizadas para garantir que a documentação e os exames médicos de admissão, demissão ou periódico, estejam sempre em ordem e atualizados.


Soluções Para Empresas

Conheça as soluções da HOVERMED para a saúde e segurança dos seus funcionários:

O PPRA é muito importante na da área de segurança do trabalho, tanto que sua implementação e implantação são obrigatórias à todas empresas. O PPRA visa à preservação da saúde e da integridade dos Trabalhadores. Conheça mais sobre a NR 9, norma regulamentadora deste serviço, em nosso site.
O PCMSO está previsto na Norma Regulamentadora Nº 7, conhecida como NR 7. Junto ao PCMSO, a HOVERMED oferece exames ocupacionais previsto na legislação, como exame admissional, periódico, demissional, de mudança de função e retorno ao trabalho, e ao final gera um relatório técnico e gerencial obrigatório por lei, para uso exclusivo da empresa. Realizamos todos os exames médicos previstos no PCMSO como: Audiometria, Espirometria, Exames Laboratoriais, RX, entre outros.
Exames admissionais, periódicos, retorno ao trabalho, mudança de função e demissionais Além da realização dos exames obrigatórios exigidos pela legislação, a HOVERMED também assina atestados de Sáude Ocupacional.
A formação da CIPA permite que os trabalhadores tratem da prevenção a acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A HOVERMED oferece todo suporte técnico e logístico da CIPA. A consultoria visa consolidar os princípios de segurança e medicina do trabalho, difundidos dentro da empresa pela comissão. A nossa missão é prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, preservando a vida e a promovendo a saúde do trabalhador. A CIPA regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nos artigos 162 a 165, e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho. A HOVERMED também oferece treinamento e assessoria para a organização da SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho.
Documento previsto na legislação previdenciária que dá suporte ao recolhimento ou não de alíquotas para o financiamento das aposentadorias especiais.
Com o PPP, todas as informações relativas ao funcionário, atividade exercida, agentes nocivos ao qual é exposto, além de dados referentes à empresa ficam documentadas em um formulário. Este procedimento é requerido de empresas que exercem atividades que levam à exposição dos funcionários a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou integridade física.
A Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT foi prevista inicialmente na Lei nº 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº 2.172/97. Por isso, a HOVERMED auxilia na comunicação e na atualização da contagem de acidentes dentro do local de trabalho. Nossos esforços sempre visam zerar essa contagem e refletir um ambiente totalmente seguro.
O PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil está estabelecido em uma das Normas Regulamentadoras (NR-18) aprovadas pela Portaria n.º 3214, de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho. O PCMAT deve garantir, por ações preventivas, a integridade física e a saúde do trabalhador da construção civil, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes, visitantes, etc. Enfim, as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço e estabelecer um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra.

Exames Complementares

Conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico do trabalho, de acordo com os riscos a que estão expostos os trabalhadores, tais como diversos exames de sangue, urina ou fezes. Alguns destes exames servem para avaliar o grau de exposição a determinado produto químico, sem necessariamente caracterizar doença. Entretanto, outros têm significado clínico próprio, decorrente da exposição elevada a determinado agente agressor suspeito, de modo a estabelecer o diagnóstico de doença ocupacional. São exemplos de exames laboratoriais frequentemente solicitados: Hemograma; TGO / TGP; Glicemia; Colinesterase; Chumbo; Urina Tipo I; Ácido Hipurico; Ácido Metil Hipurico; Protoparasitológico (Fezes); Coprocultura.
*Introdução ao mapeamento de riscos *Os grupos de risco ambientais *Objetivos do mapa de riscos ambientais *O passo a passo da elaboração do mapa de riscos ambientais *A gradação dos riscos existentes *A representação gráfica do mapa de riscos ambientais
A prevenção das doenças profissionais, assim como a dos acidentes de trabalho, é uma questão complexa em que as responsabilidades devem ser compartilhadas pelos empregadores, pelos trabalhadores e pelo Estado. Do ponto de vista técnico, a questão requer uma abordagem multiprofissional, isto é, exige a contribuição das ciências médicas, da engenharia, da higiene, da toxicologia, da ergonomia, da sociologia, da administração, do direito, da economia, entre outras áreas. No âmbito das empresas, as ações de segurança e saúde no trabalho são desenvolvidas e coordenadas pelos serviços de segurança e medicina do trabalho (SESMT) e podem ser sistematizadas em dois programas obrigatórios: um programa ambiental, o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e um programa médico, o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Audiometria Tonal Limiar – é considerada um teste subjetivo que indica o grau e o tipo de perda auditiva. Audiometria Vocal – pesquisa a capacidade de compreensão da fala humana.
Suas ações englobam: – Criação de programas de qualidade de vida no trabalho; – Projetos voltados à promoção da saúde; – Prevenção de doenças ocupacionais; – Vigilância dos ambientes de trabalho.
 *As L.E.R. são Lesões por Esforços Repetitivos (definição mais antiga) * A D.O.R.T. (conhecidas como doenças osteomusculares relacionados ao trabalho) são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, músculos e nervos.
INSALUBRIDADE O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa. Após a visita de um profissional habilitado da SSO, sua empresa receberá um documento, contendo as conclusões em relação à exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos (causadores de insalubridade), bem como alternativas técnicas para evitar o pagamento dos adicionais de insalubridade, quando for o caso. PERICULOSIDADE O laudo técnico de periculosidade diz respeito às atividades e operações com: *explosivos *inflamáveis líquidos *inflamáveis gasosos *radiação ionizante *substância radioativa
O Laudo ou Análise ergonômica é um documento que mostra os riscos ERGONÔMICOS do objeto, do posto ou do profissional. O Laudo Ergonômico é obrigatório a todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda, esforços repetitivos. Objetivo do Laudo Ergonômico – O laudo ergonômico tem por objetivo analisar as condições de trabalho dos setores administrativos e produtivos da empresa, ou mesmo de um estabelecimento particular como uma residência, sob os aspectos da Ergonomia e das condições Ambientais, visando fornecer subsídios para a empresa, ou para o solicitante, para implementar mudanças em sua organização e método de trabalho, no sentido de diminuir os riscos da ocorrência de acidentes e moléstias do trabalho.
O raio X de tórax é o exame radiológico mais comumente realizado. Fornece imagens do coração, pulmão, vias aéreas, vasos e ossos da coluna vertebral e do tórax. O procedimento é rápido e simples e consiste da aquisição de imagens através do aparelho de raio X, bastando que o examinado siga as orientações do técnico especialista em relação ao correto posicionamento.
acuidade visual (AV) trata-se de quando o olho reconhece dois pontos muito próximos uns dos outros, tornando a visão incômoda e a pessoa sente dificuldade em enxergar formas e contornos dos objetos. A distância entre foto-receptores na retina e da precisão da refração é o que causa a acuidade visual.

Treinamentos

Cada treinamento terá o assunto abordado de acordo com o estabelecido em Norma Regulamentadora expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego MTE.

NR 5 – Treinamento de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes;

NR 6 – Treinamento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s): Obrigatoriedades quanto ao uso do EPI, conscientização do uso e para o que serve cada EPI;

NR 10 – Serviço em Eletricidade;

NR 18 – Treinamento para Construção Civil: Condições e meio ambiente de trabalho na construção;

NR 23 – Básico de combate a Incêndio;

NR 33 – Treinamento em Espaços Confinados (Supervisores, vigias e executantes);

NR 35 – Treinamento para trabalho em Altura;

Integração de Segurança: riscos ambientais, apresentação da empresa, Equipamento de Proteção Individual para função, Equipamento de Proteção Coletivo disponível.
Elaboração de O.S – Ordem de Serviço: um documento que estabelece os regulamentos e procedimentos internos de segurança e saúde no trabalho da empresa a cada funcionário e a este cabe cumprí-la, plenamente. Este documento é obrigatório em construções.

Consultoria em todas as NR’s do Ministério do Trabalho
Curso de formação de operador de empilhadeira.
Curso de formação de ponte rolante.

 

 

logo-cipa-v5

A Medicina e Segurança do Trabalho proporciona muitas vantagens para as empresas e os seus gestores. Estar em dia com as implicações legislativas, previdenciárias e periódicas são de extrema importância para qualquer empresa que deseja evitar problemas para instituição e para os seus funcionários. Para isso, a Hovermed, em parceria com a Clínica Medica Hoverly, oferece soluções para a sua empresa. A sua Saúde e de seus funcionários é a nossa maior conquista. Por isso, zelamos pelo atendimento oferecido e sempre investimos em melhorias para que todos sejam bem cuidados.

Entre em contato conosco

Fale conosco e saiba mais sobre a medicina do trabalho e como podemos ajudar sua empresa.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Empresa

Endereço

Sua mensagem

Unidade Belford Roxo

Rua João Fernandes Neto 991 – Centro – Belford Roxo/RJ
Tel.: (21) 3065-8122 | (21) 3164-4841